Comparativo entre gastos com a dívida e investimentos sociais antes e depois da auditoria do Equador

Compartilhe:

O peso dos gastos com o pagamento de juros, encargos e amortizações das dívidas externa e interna para as contas públicas é enorme! Neste gráfico podemos observar como os gastos da dívida equatoriana superavam absurdamente os gastos sociais. Vejam como a situação se inverteu a partir de 2007, quando o presidente Rafael Correa criou a Comissão para a Auditoria Integral do Crédito Público (CAIC) que contou com a participação da coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli, nas investigações sobre o endividamento do país entre os anos de 1976 e 2006.

O relatório final da CAIC identificou inúmeras irregularidades e indícios de ilegalidades e ilegitimidades no processo de endividamento público equatoriano, tudo devidamente respaldado em documentos e provas. A dívida era prioritária no Orçamento e os investimentos na população e no desenvolvimento do país ficavam com o que sobrasse dela, exatamente como tem funcionado aqui no Brasil. A auditoria no Equador foi um sucesso e demonstrou uma atitude exemplar de soberania nacional, que esperamos ver em nosso país o mais breve possível!

Auditar é combater a manutenção do Sistema da Dívida e de seus mecanismos, que transferem recursos públicos para uma pequena parcela de privilegiados do mercado financeiro enquanto afeta negativamente o acesso aos direitos básicos da grande maioria da população, que vê serviços básicos como saúde e educação cada vez mais sucateados por essa sangria de recursos destinados a uma dívida ilegítima! #AuditoriaJÁ