Conferência promove unidade popular na luta social – Inscrições estão abertas

Compartilhe:
Com o objetivo de aglutinar movimentos populares, entidades e outras representações da sociedade civil que defendem a democracia e a proteção social, um conjunto de organizações sociais lançam a carta convite para participar do processo de construção e convocatória da Conferência Nacional Popular pela Democracia, Paz e Desenvolvimento com Justiça Social e Justiça Ambiental.
 
A Auditoria Cidadã da Dívida tem estado presente nas reuniões preparatórias do evento, que inclui a pauta da auditoria da dívida pública com participação social, conforme consta na Carta Convite. A Conferência, prevista para acontecer em abril de 2022, na Universidade de Brasília (UnB), busca construir uma convergência popular na luta pela Democracia para definir uma economia inserida na vida social dos brasileiros e brasileiras. O lançamento da Conferência acontecerá virtualmente no dia 27 de outubro de 2021 às 18:00 horas (Brasília).
 
Com o tema: “Defender e Ampliar a Seguridade Social, Conquistar Políticas Socioambientais transformadoras e Construir as Bases de uma Sociedade Solidária e um Estado Social de Direito no Brasil”, os movimentos, organizações sociais e entidades que constroem a Conferência afirmam que é complexo o debate em torno das lutas pela proteção social no marco do capitalismo e existem diversos desafios para pensá-la. Além disso, apontam a necessidade de organização de um sistema de proteções sociais amplo, que possa envolver o debate da seguridade dos direitos civis e políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, tendo eles como guias de um desenvolvimento capaz de produzir justiça social e justiça ambiental.
 
A iniciativa é fruto dos debates realizados e das articulações promovidas pelo Fórum Social Mundial da Saúde e da Seguridade Social (FSMSSS), Grito dos Excluídos Continental, pela Internacional de Serviços Públicos (ISP), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), UNIAméricas, Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, CRESS PR, NEPSAS da PUC SP, RBCE e outras organizações.
 
As inscrições para a Conferência são realizadas via Formulário e estão abertas para movimentos e organizações populares, entidades e representantes da sociedade civil. Os interessados e as interessadas, através da inscrição, além de receberem informações atualizadas, poderão contribuir no processo de construção da Conferência a partir das diversas frentes de trabalho.