Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida define estratégias para campanha #Derruba o Veto

Compartilhe:

O conselho político da Auditoria Cidadã da Dívida se reuniu nessa terça-feira (23), em Brasília, em reunião que teve como pauta principal a campanha #Derruba o Veto, que visa sensibilizar e pressionar deputados federais e senadores para que votem pela derrubada do veto presidencial imposto à auditoria da dívida pública com participação da sociedade civil, no Plano Plurianual 2016-2019.

A campanha que já vem sendo feita nas redes sociais e no Congresso Nacional ganhou o apoio de dezenas de entidades presentes na reunião, representadas por 40 pessoas presentes na ocasião. As entidades se dispuseram a mobilizar-se coordenadamente no curto tempo que resta, até que aconteça a votação aos vetos do PPA 2016-2019.

A coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, expôs o cenário macroeconômico em que o Brasil se encontra, mostrando as contradições explícitas em 2015, como recordes em produções de safras que chegaram a 1 tonelada de alimento por habitante, enquanto vive-se um ajuste fiscal e um cenário de escassez incompatível com a riqueza natural que o País possui.

“Somos a 9ª maior economia do mundo, temos a maior reserva de nióbio e uma das maiores reservas de petróleo do mundo com o pré-sal, e permanecemos com inaceitáveis índices em educação, saúde e segurança, em função do Sistema da Dívida que drena os recursos públicos para o sistema financeiro”, destaca Fattorelli.

O professor Victor Hohl, economista aposentado do Banco Central, afirma que os economistas apoiam esse cenário de crise em suas teses, pois é algo que está arraigado na cultura brasileira. “Isso é escandaloso!”, enfatiza.

Cláudio Tusco, representante da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, informou a todos sobre a precariedade de investigações com relação a crimes financeiros – os crimes praticados por banqueiros. “Não existe nenhuma investigação nesse sentido. Temos delegacias de crimes financeiros e investigamos apenas licitações”, revela.

Clair Martins, ex-deputada federal, falou aos presentes sobre as assustadoras taxas de juros que fazem com que a dívida brasileira aumente enormemente a cada dia. “Temos os maiores juros do mundo, precisamos trazer os juros a patamares internacionais”, afirma.

O presidente da Federação dos Servidores dos Tribunais de Contas (FENASTC), Amauri Perusso, salientou aos presentes o volume de perdas que os bancos estão tendo nos últimos dois meses, confessando que possuem cerca de R$ 1 trilhão em papeis podres sendo sonegadas. “O sistema financeiro está sendo questionado no centro do próprio capitalismo, na campanha de Bernie Sanders, homem de 74 anos de idade que está conseguindo motivar a juventude, com a proposta de tirar a política americana do domínio dos meios financeiros e devolvê-la ao povo”, informa.

O ex-deputado federal Jacques Dornellas citou a célebre frase de Engels “o resultado é decorrente do processo a que ele conduz” e enfatizou a necessidade de se vincular a necessidade de uma urgente auditoria da dívida pública com a explicação ao povo do porquê não há recursos para compensar o salário do trabalhador brasileiro. “Acima de tudo, é preciso ter coragem nesse momento. A crise é nossa companheira, pois está mostrando ao mundo os furos e as fraudes do sistema financeiro”, ressalta.

“Temos no Brasil todo um sistema de ciência e tecnologia dentro da academia que é uma verdadeira inutilidade. Estamos produzindo teses e práticas que não abordam nossa realidade e o foco de onde está o nosso gargalo como perspectiva de sociedade, país. Nosso déficit como sociedade não é de conhecimento, é organizativo”, enfatiza o professor Tibério, ao abordar o fato de que já existe conhecimento de sobra no Brasil para que se realizem as reformas necessárias à sociedade.

A coordenadora do Núcleo/Vitória, Lujan Miranda destacou a importância de se correlacionarem as dimensões da vida particular do cidadão, a partir da sua realidade, com o Sistema da Dívida, que drena recursos do estado brasileiro e afeta diretamente a sua vida. “O importante é realizarmos ações concretas para transformar a maneira da nossa sociedade ver e pensar o mundo, entendendo a importância dessa questão”, diz.

Após a reunião, parte dos presentes dedicou a parte da tarde para reforçar a campanha #Derruba o Veto, dirigindo-se à Câmara dos Deputados para fazer visitas aos parlamentares. Apoios foram conseguidos e confirmados com os deputados Vitório (PSC), Gilberto Nascimento (PSC), Dionilso Marcon (PT), Ademir Camil (PROS), Daniel Almeida (PC do B) e Jovair Arantes (PTB). Também declarou o seu apoio à auditoria o Pastor Everaldo, líder do PSC, e o deputado Marcio Marinho, liderança do PRB, que se comprometeu a abrir o debate com a sua bancada.