12 bilionários possuem mais riqueza que metade da população do planeta, aleta Oxfam

Compartilhe:

A Campanha Nacional por Direitos Sociais dá amplitude à publicação da @Cspcoluntas: Apenas 12 pessoas, o grupo dos bilionários mais ricos, possuem mais riqueza que metade da população do planeta, ou seja, 4 bilhões de seres humanos. Esta é mais uma prova que o capitalismo precisa ser extinto.

Os dados foram apresentados pelo novo relatório da Oxfam durante a abertura do Fórum Econômico Mundial e revela um cenário extremo de desigualdade social e a necessidade da construção de uma sociedade socialista.

Só no ano passado, a riqueza desse grupo cresceu R$ 12,5 trilhões. Para se ter uma ideia do tamanho desse abismo, o dinheiro “extra” seria suficiente para acabar com a pobreza extrema no mundo 26 vezes.

A comparação com o Brasil assusta: o que os bilionários lucraram em apenas um ano é o dobro de tudo o que o governo brasileiro tem para gastar com o país inteiro em 2026.

Enquanto o topo da pirâmide nada em dinheiro, o povo sofre. O relatório também aponta que 1 em cada 4 pessoas no mundo não sabe se terá o que comer. Quase metade da humanidade vive na pobreza.