12 de junho: dia mundial contra o trabalho infantil

Compartilhe:

A Campanha Nacional por Direitos Sociais compartilha a campanha do @andessindicato contra o trabalho infantil. Leia:

Neste 12 de junho, o ANDES-SN chama toda a categoria docente para a luta contra o trabalho infantil! É preciso denunciar, resistir, exigir políticas públicas e a valorização da educação para a erradicação imediata do trabalho infantil.

De acordo com dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do IBGE, cerca de 1,9 milhão de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estavam em situação de trabalho infantil no Brasil em 2022. Deste total, 706 mil realizavam atividades como trabalho forçado, exploração sexual, atividades ilícitas e tarefas perigosas à saúde e à segurança.

O trabalho infantil afeta o direito à infância, impede a permanência na escola, provoca danos físicos e emocionais irreparáveis e aprofunda o ciclo da pobreza.

O Estado brasileiro tem a obrigação constitucional de assegurar a proteção integral de crianças e adolescentes, promover políticas sociais de qualidade, garantir renda e emprego digno às famílias.

Nos últimos anos, contudo, assistimos ao desmonte dessas políticas. O aumento da fome, da miséria, o enfraquecimento dos programas de transferência de renda e o sucateamento da educação pública são fatores que sustentam a permanência do trabalho infantil.

➡️ Trabalho Infantil é crime! Denuncie no Disque 100.