A “dívida” dos estados precisa ser auditada, ministro Haddad
Em entrevista ao UOL, o ministro da fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (12) que o projeto apresentado pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para renegociar a dívida estimada em R$ 700 bilhões dos estados precisa ser revisado. Na avaliação de Haddad, a proposta para derrubar o indexador de 4% sobre os débitos é prejudicial às contas públicas (Veja aqui)
Para a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, porém, o projeto de Pacheco precisa, sim, ser revisado, mas não na direção que Haddad quer, de continuar cobrando os juros. Segundo ela, o correto seria “fazer uma auditoria e dar baixa nessas chamadas dívidas dos estados com a União, pois elas já foram pagas várias vezes”.
Fattorelli lembra ainda que, além das abusivas condições impostas desde a década de 90, a União deu um tremendo calote nos estados ao deixar de ressarcir devidamente os créditos da Lei Kandir. “Se fizerem uma conta honesta, os estados são credores da União”, destaca.