A privatização da Eletrobras provocará um gravíssimo impacto na inflação

Compartilhe:
“Qual a justificativa para privatizar empresa estratégica, com dinheiro em caixa – cerca de R$ 15 bilhões – e quase R$ 40 bilhões de lucros acumulados nos últimos anos?” Essa foi uma das várias questões levantadas pela coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, durante sua fala em Comissão Geral no plenário da Câmara dos Deputados.
Chamada para debater a política energética e o desenvolvimento econômico e social no Brasil, Fattorelli destacou que o país não está economicamente travado por acaso, e sim por um projeto liderado pela política monetária do Banco Central que busca colocar o país em recessão (assista a fala completa em https://youtu.be/n30hdJTer3c)
Privatização da Eletrobras provocará grave impacto na inflação, pois:
– O Uso de termelétricas a gás, com garantia de “preço-teto” atualizado, significa que os preços de energia irão subir constantemente.
– A “Inflexibilidade de no mínimo 70%” fará com que se use energia das termelétricas, ainda que ela esteja muito mais cara que a energia de outras fontes.
– O Uso do gás provocará um reflexo turbinado do elevado preço dos combustíveis adotado pela Petrobras (PPI – Preço de Paridade de Importação aplicado pela Petrobras, como se importássemos todo o petróleo consumido no país) nos preços de energia elétrica.
– A Descotização provocará aumento brutal de preços, impactando na inflação como um todo.
Todos esses fatores causadores de inflação são usados pelo Banco Central para justificar a elevação brutal dos juros e seguir amarrando a nossa economia! Isso precisa mudar!