ACD: crescem suspeitas sobre a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB)

Compartilhe:

O Jornal Folha de São Paulo desta quarta-feira, 3 de setembro, noticia que o Partido PP e outros que fazem parte do chamado “Centrão” estariam pressionando a diretoria do Banco Central a autorizar a questionável operação de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília. A pressão estaria configurada em requerimento de urgência para a votação de um Projeto de Lei Complementar (PLP 39/2021), que permite que a Câmara e o Senado exonerem o Presidente ou diretores do Banco Central.

Apresentado originalmente em 2021 pelo PSB, no contexto do questionamento da gestão do então Presidente do BC Roberto Campos Neto, agora o referido projeto estaria sendo usado pelo Centrão como instrumento de pressão junto ao BC para que seja autorizada a operação de compra do Master. Em abril deste ano, o jornal Folha de São Paulo também noticiou que o PP teria apresentado proposta de aumentar tributação dos grandes bancos como forma de retaliação à resistência desses bancos em apoiar a operação BRB/Master (Aqui).

A operação de compra do Master pelo Banco de Brasília tem sido apoiada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, que, segundo reportagem do Jornal Estado de São Paulo (Aqui) estaria se articulando com o PP e outros partidos do Centrão para pavimentar sua candidatura ao Senado em 2026. A operação tem sido bastante questionada pelo Ministério Público do DF (aqui), por deputados distritais, e recentemente sofreu mais um revés, face à operação da Policia Federal que investiga fundos financeiros do Master.

Caso se concretize essa questionável operação, os passivos do Banco Master que já foram noticiados poderão afetar a saúde financeira do Banco de Brasília, que é um banco público. Por isso é fundamental a realização de auditoria prévia dessa operação.