Agências de rating estão inquietas com a auditoria da dívida da prefeitura de Madrid

Compartilhe:

Tradução livre do artigo publicado no portal http://www.publico.es/:
http://www.publico.es/economia/agencias-rating-ponen-nerviosas-auditoria.html

 

PÚBLICO / EUROPA PRESS

Fitch e Standard & Poor’s questionam Carmena sobre as políticas de desocupação e as estratégias para atender as necessidades de cidadania

MADRID – O anúncio do governo municipal de Madrid, que colocou em andamento uma auditoria da dívida da Prefeitura (a mais alta de todas as entidades locais, com 5,892 bilhões de euros, segundo os últimos dados do Banco da Espanha), deixou as agências de rating inquietas.

Representantes da Standard & Poor’s (S&P) confirmaram, para esta segunda-feira, um encontro com funcionários da Secretaria de Economia e Finanças da Prefeitura, a pedido da própria empresa, para discutirem, entre outros assuntos, a auditoria da dívida. Na sexta-feira passada (28/08), os integrantes da empresa tiveram uma conversa ao telefone com porta-vozes da Ficth Ratings.

Tanto na conversa de sexta-feira, quanto na que acontecerá segunda, os funcionários da Secretaria de Economia e Finanças destacam que “seus objetivos são agir de forma responsável com a gestão do dinheiro do Município e destiná-lo, em primeiro lugar, aos cidadãos e cidadãs de Madrid antes de qualquer empresa”. “O objetivo não é violar a lei, mas averiguar até que ponto o endividamento foi contraído dentro da lei”, apontaram os representantes da prefeitura. Além disso, disseram que apresentarão, em breve, todas as fases do processo para o público em geral.

Os membros da equipe de Manuela Carmena descrevem como “surpreendente” o fato de que os representantes das agências de rating, que são entidades privadas, “questionem uma administração pública sobre sua política de desocupações ou suas estratégias para atender as necessidades da população, como aparece nos relatórios anteriores ao encontro”.

Os representantes municipais ressaltaram que também discutiram a reestruturação dos recursos humanos iniciada na Câmara com uma comissão organizadora que reduz os cargos administrativos e aplica um corte de gastos para os cofres públicos.

A situação global dos cortes não se iniciará até que não esteja concluído o processo de reforma. Ainda assim, enfatizaram que a cidade de Madrid conta com um volume de renda que deve ser colocado à disposição das necessidades sociais que ainda estão em defasagem.

As agências de rating são instituições de caráter privado especializadas em apontar as taxas de governos e de empresas baseadas em interpretações de riscos financeiros.

Estas empresas divulgam estatísticas de risco e classificações financeiras, e têm como clientes países, regiões autônomas, municípios, além de empresas e investidores institucionais. As três maiores agências do mundo são as duas citadas, Standard & Poor’s e Ficth Ratings, além da Moody’s.