ANÁLISES DA AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA SOBRE O PACOTE DE CORTES REPERCUTEM ENTRE ENTIDADES BRASILEIRAS

Compartilhe:

Nas últimas semanas, sindicatos, mídias independentes e informativos partidários repercutiram análises feitas pela Auditoria Cidadã da Dívida sobre os impactos do pacote de corte de gastos sociais do governo, apontando sua relação direta com o agravamento das condições do serviço público e o aumento das desigualdades sociais.

📌 Ataques ao funcionalismo público e ao salário mínimo

📣 Diversas entidades, como Condsef, Sintrafesc, ASPUV, Assufrgs e Sindsprev enfatizaram como o pacote limita os reajustes do funcionalismo público e do salário mínimo, afetando diretamente os trabalhadores, aposentados e beneficiários assistenciais, e dificultando o fortalecimento de políticas públicas. Alertaram que restrições aos investimentos no setor público comprometem avanços necessários em áreas fundamentais como saúde, educação e previdência. Cortes em programas essenciais como o Bolsa Família e o BPC penalizam a população mais vulnerável, enquanto setores como saúde e educação enfrentam perdas bilionárias.

📌 A raiz do problema está na dívida pública

📣 O Jornal O Poder e o Portal Causa Operária reforçaram: os pacotes fiscais não resolvem os problemas estruturais do país porque não tocam no ponto central — a dívida pública. Apenas um aumento de 1 ponto percentual na taxa Selic gera custo adicional de R$ 55 bilhões ao ano de juros!

👉 É fundamental uma análise como a da Auditoria Cidadã da Dívida, que busca esclarecer o povo sobre a origem dos problemas econômicos e propor soluções justas e sustentáveis.
Leia as matérias na íntegra:

SintrafescAspuvAssufrgsCondsefSindsprevrjO PoderCausa Operária

📢 Acompanhe mais análises e ações em nosso site: www.auditoriacidada.org.br.
#AuditoriaCidadã #ServiçoPúblico #DívidaPública #CorteDeGastos #JustiçaSocial