Apib protesta contra indicação de bolsonarista em mesa de conciliação

Compartilhe:

A Apib denuncia e a Campanha Nacional por Direitos Sociais repercute a notícia:

Nesta segunda-feira, 17/02, quando começou a votação da minuta resultante dos debates da Câmara, a deputada indígena Célia Xakriabá, que acompanha as sessões desde o início, foi barrada de participar da mesa de conciliação.

A deputada bolsonarista, Silvia Nobre, foi indicada para assumir a cadeira, mesmo não tendo participado de nenhuma das reuniões da Câmara. Ela se diz indígena, mas foi deslegitimada pelas organizações do Povo Wajãpi através de uma nota de repúdio.

A minuta do Ministro Gilmar Mendes deve virar uma proposta de Projeto de Lei complementar, para entre outros retrocessos, liberar a mineração em Terras Indígenas, semelhante ao que propunha o governo Bolsonaro.

O ministro está tomando decisões que vão além da sua competência individual e com uma canetada pretende atender a todas as demandas da ganância do agrobanditismo sobre as terras indígenas.

A Apib se retirou da Câmara em agosto de 2024, por considerar que dali poderia sair um dos maiores retrocessos da política indígena desde 1988. Seguimos atentos e mobilizados para barrar as violações aos nossos direitos constitucionais. Vamos à luta, parente!

Diga ao povo que avance!

Avançaremos.