As crianças também têm direitos sociais que precisam protegidos. Vamos lutar por eles!
Segundo o IBGE, conforme noticia do Portal 360, em 2022 havia cerca de 1,9 milhão de menores em situação de trabalho infantil (fonte).
Você com certeza já viu alguma criança ou adolescente trabalhando na rua, revirando o lixo para recolher latinhas, vendendo doces em semáforos, faça sol, faça chuva. Isso, além de ilegal, é inaceitável! O trabalho infantil é resultado de muitos fatores e, talvez, o maior deles seja a falta de assistência por parte do Estado – lembremos que assistência não se trata apenas de programas sociais, como Bolsa Família, mas de fornecer educação e saúde de qualidade, entre outros.
É inadmissível que o Estado brasileiro seja RICO, em recursos naturais e financeiros, e permita que a situação de trabalho infantil perdure, principalmente quando há a proteção da criança e do adolescente pela Constituição Federal, a lei mais importante de todas as normas jurídicas e que nenhuma a sobrepõe, além do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ora, somente em 2024 foi designado cerca de 2,5 trilhões para o pagamento dos juros e amortizações da dívida pública, problema central neste país. Dinheiro não é o problema. A dívida pública, sem auditoria, é!
A proteção à infância é um direito social e um dever da sociedade como um todo, firmado na CF e no ECA, como citado acima. Nos ajude a proteger a infância e adolescência, para que esses indivíduos se desenvolvam e tenham sua dignidade preservada! Conheça a Campanha Nacional por Direitos Sociais! Acesse a página aqui.
Entre em contato com a Coordenação (campanhapordireitossociais@gmail.com) e faça parte desta Campanha.
#DireitosSociaisJá