Até a grande imprensa e seus analistas reconhecem que subir juros não combate a inflação de alimentos
Hoje o Jornal Valor Econômico trouxe notícia sobre a inflação de alimentos, reconhecendo o que a Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) sempre denunciou: que as altas de juros não servem para combater a alta de preços.
Diz o Jornal: “a escassez de alimentos é responsável por uma inflação que não pode ser combatida pelas ferramentas tradicionais da política monetária, como alta dos juros.”
Conforme tem mostrado a ACD, a inflação de alimentos se deve à priorização da agricultura de exportação, que conta com grandes benefícios tributários, a exemplo da isenção de ICMS. É preciso investir fortemente na reforma agrária e agricultura familiar (grande produtora de alimentos para o mercado interno), seus canais de comercialização, inclusive com a formação de estoques reguladores.
Portanto, fica cada vez mais clara a ilegitimidade da taxa de juros praticada pelo Banco Central – e suas “justificativas” altamente questionáveis – que representa o principal fator de crescimento da chamada “dívida pública”, que não tem servido para financiar investimentos sociais, mas somente para pagar os próprios juros e principal da própria dívida.
—————————-
Você sabia que as inscrições para a nova turma do curso da ACD estão abertas? Venha aprender com a gente e desenvolver a capacidade de realizar análises da política econômica e financeira do nosso país sob a ótica de todo conhecimento produzido pela ACD.
#auditoriaja