Audiência Pública debate PEC 65, que transforma Banco Central em EMPRESA
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023 – que transforma o Banco Central de autarquia em empresa pública de direito privado com autonomia técnica, operacional, administrativa, orçamentária e financeira -, é tema de audiência pública nesta terça-feira (18), às 10h, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.
De autoria do Vanderlan Cardoso (PSD/GO), a PEC 65 ataca a soberania nacional ao entregar o Banco Central aos interesses do mercado financeiro. Organizados pela Condsef e o Sindsep-DF, entre outras entidades, os servidores do Bacen têm realizado diversas manifestações pelo arquivamento da PEC 65. O mais recente ato foi realizado no dia 12 de junho, em frente ao Anexo II do Senado Federal, com a participação de cerca de 250 manifestantes, entre servidores do Banco Central e sindicalistas.
Participam da audiência, os ex-presidentes do BC, Henrique Meirelles e Gustavo Loyola; o chefe do Departamento de Estatísticas (DSTAT) do BC, Fernando Alberto Rocha; o economista e ex-presidente do Insper, Marcos de Barros Lisboa; o advogado Marcel Mascarenhas; o procurador do BC, Lademir Gomes da Rocha; e os economistas André Lara Resende, Paulo Nogueira Batista Junior e Pedro Rossi.
Ou seja, a maior parte dos convidados, como sabemos, tem uma opinião pró mercado e devem reforçar o lobby pela aprovação da proposta. Por isso temos de contrabalancear esta força, mostrando nossa oposição.
Participe da audiência pública, seja presencial ou virtualmente. Deixe seu comentário contrário a mais esta manobra entreguista que visa dar de bandeja esta instituição estratégica ao mercado financeiro, comprometendo ainda mais a economia do país.
A reunião será transmitida ao vivo pelo portal e-cidadania. Acesse aqui!
#ACD #mercadofinanceiro #BancoCentral #AuditoriaCidadã #DireitosSociaisJá
Assista ao vivo, abaixo!