Avanço do garimpo contrasta com prognóstico ambiental assustador para os próximos 50 anos no Brasil
Nesta semana, jornais publicam levantamento que mostra que a ANM (Agência Nacional de Mineração) autorizou 870 garimpos em 18 unidades de conservação no Brasil, mesmo com a mineração proibida em áreas de preservação. O estudo é feito desde a época do Governo Fernando Henrique Cardoso, que, em apenas 1995, emitiu 272 concessões.
Na mesma semana, jornais publicam estudo da NASA, que diz que o calor pode tornar Brasil inabitável em 50 anos, mostrando uma relação direta entre a destruição ambiental e as mudanças climáticas.
O documento da agência espacial americana destaca que alguns lugares do mundo podem se tornar inabitáveis nas próximas décadas com a escalada das temperaturas. Áreas do Centro-Oeste, do Nordeste, do Norte e do Sudeste do Brasil estão incluídas num estudo que mapeou cinco regiões da Terra onde o calor pode tornar impossível a sobrevivência humana dentro de 50 anos.
A questão ambiental integra o conjunto de pautas abordados pela Campanha Nacional por Direitos Sociais e por isso merece atenção especial e urgente.
“Se não acordarem urgentemente, o resultado já está dado, e infelizmente estamos caminhando no sentido contrário ao que deveríamos, com libertinagem na autorização de mineração predatória e desrespeito brutal às carreiras de servidores públicos que cuidam do meio ambiente”, alerta Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, que integra a Campanha Nacional por Direitos Sociais.
Conheça a Campanha Nacional por Direitos e participe! Acesse aqui.
Entre em contato com a Coordenação ([email protected]) e faça parte desta Campanha.
#DireitosSociaisJá