Brasil inicia 2025 com a liberação de mais 44 agrotóxicos
No Dia de Combate à poluição por Agrotóxicos (dia 11/01), o Brasil de Fato Publicou uma notícia alarmante: o Ministério da Agricultura iniciou 2025 com a liberação de 73 novos insumos agrícolas, incluindo 44 agrotóxicos, sendo que 19 vão de “pouco tóxicos” a “extremamente tóxicos” e 7 sequer têm classificação toxicológica pela Anvisa.
Entre os produtos liberados está o Clorpirifós, banido na União Europeia e nos EUA, por provocar distúrbios hormonais e problemas neurológicos irreversíveis. Também há novos produtos à base de glifosato, herbicida associado a cânceres e proibido em diversos países europeus.
📊 Estudos indicam que:
- 63% dos agrotóxicos no Brasil vão para a soja, que em sua maioria é destinada à alimentação de animais para consumo humano.
- De 24 produtos testados, 14 apresentaram resíduos de agrotóxicos, sendo o glifosato o mais recorrente.
“Não se pode nem argumentar inocência”, alerta Larissa Bombardi, pesquisadora da Universidade Livre de Bruxelas.
⚠ A luta contra os agrotóxicos é a luta por saúde, soberania alimentar e preservação ambiental. A Campanha Nacional por Direitos Sociais apoia essa causa e se posiciona contra a liberação irresponsável de produtos que poluem o meio ambiente e colocam em risco a saúde da população.
#ContraOsAgrotóxicos #DireitosSociais #SaúdePública #SoberaniaAlimentar #Agroecologia