Brasília e Salvador entram no jogo fraudulento da securitização

Compartilhe:

O Banco de Brasília (BRB) acaba de contratar o BTG Pactual Investment Banking para tocar o chamado Projeto Securities. O esquema inclui a emissão de papéis financeiros que pagam juros estratosféricos e os vende a privilegiados do mercado financeiro que têm acesso a esse negócio. A propaganda é a de sempre: que iria vender a dívida ativa do Distrito Federal, mas isso é mentira, pois a dívida ativa continua sendo cobrada pela Procuradoria Geral do DF, como sempre foi e não é vendida! O que de fato é vendido é o fluxo da arrecadação tributária e não tributária, que passa a ser entregue por fora dos controles orçamentários para os investidores privilegiados, em pagamento daqueles papéis financeiros.

Na prática, o esquema corresponde a um empréstimo disfarçado, que será pago por meio da venda antecipada de receitas públicas futuras — que deveriam ir para saúde, educação, previdência e serviços — para bancos e fundos privados, em troca de dinheiro imediato (obtido com a venda dos papéis financeiros), com grande prejuízo para a sociedade.

⚠️ Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, não poderia ser mais clara na denúncia:

“De novo o BTG no esquema de securitização. Foi o banco que estruturou a securitização em Belo Horizonte e comprou 100% dos papéis emitidos por este esquema fraudulento. Ganha dos dois lados da operação.”

Essa prática, que a Auditoria Cidadã da Dívida vem denunciando há anos, não só compromete as finanças públicas como também retira do controle estatal receitas que pertencem a toda a população. É tão grave que já motivou ação popular movida pela ACD contra a PBH Ativos S.A., o esquema de Belo Horizonte, cujos documentos podem ser consultados aqui.

😠 Como se não bastasse, Salvador também vai pelo mesmo caminho, com leilão previsto para agosto na Bolsa de Valores de São Paulo, anunciando a falsa “venda” de parte da dívida ativa do município a investidores privilegiados, comprometendo recursos que seriam usados em benefício da população.

Antes de continuar pagando dívidas que já foram quitadas várias vezes, é essencial exigir auditoria das dívidas públicas — municipais, estaduais e federal — com participação social, para garantir que nosso dinheiro não continue sendo drenado por esquemas que só beneficiam o mercado financeiro.

✊ Vamos juntos acompanhar, denunciar e lutar pelo uso responsável dos recursos públicos! #AuditoriaJá #AuditoriaCidadã #SecuritizaçãoNão