Câmara de Teresina promove audiência pública para debater a relação entre dívida pública e a promoção de políticas sociais

Compartilhe:

A Câmara Municipal de Teresina promove, no dia 20 de outubro, segunda feira às 11h, por iniciativa do Núcleo Piauí da Auditoria Cidadã da Dívida, uma audiência pública para debater a relação entre a dívida pública e a promoção de políticas sociais. O objetivo é abrir espaço para o diálogo entre poder público, entidades sociais e população, destacando como o endividamento compromete áreas essenciais como saúde, educação e outros direitos sociais.

O debate evidencia que a dívida pública federal, ao consumir mais de 40% dos recursos da União – percentual este quase QUATRO vezes maior que todas as transferências federais para todos os estados e municípios – compromete também as finanças dos entes federados.  E nos municípios, é necessária a fiscalização sobre as dívidas locais, se elas estão de fato viabilizando investimentos sociais para as populações mais necessitadas. A audiência contará com representantes da Auditoria Cidadã da Dívida e movimentos sociais, que discutirão alternativas para ampliar o controle social e garantir acesso às informações orçamentárias.

A atividade contará com a presença de Madalena Nunes, coordenadora do Núcleo Piauí da ACD, e de representantes locais do movimento. A ACD nacional será representada pelo professor Osmar Gomes de Alencar Júnior.

A Auditoria Cidadã da Dívida, que completa 25 anos, reafirma sua missão de investigar a origem e o impacto da dívida pública e de lutar por auditorias participativas, denunciando o uso excessivo de recursos para pagamento de juros em detrimento dos investimentos sociais.

O evento é aberto ao público e ocorrerá no plenário da Câmara Municipal de Teresina, às 11h, do dia 20 de outubro. Acompanhe também pelo link aqui.