Campanha pelo Limite dos Juros é principal arma de enfrentamento à política monetária que penaliza a população
Em 2025, a Campanha pelo Limite dos Juros no Brasil se destacou como uma das principais frentes de enfrentamento à política monetária que penaliza a população e favorece o sistema financeiro.
Neste ano, a campanha foi marcada por intensa luta e denúncia pública. Em um cenário em que a taxa Selic subiu e depois permaneceu estacionada em 15% ao ano, uma das mais altas do mundo, a campanha expôs a ilegitimidade das decisões do Banco Central. Foi amplamente questionada a justificativa recorrente de que juros elevados seriam necessários para controlar a inflação, argumento reiterado mesmo quando a alta de preços não guarda relação com uma suposta demanda aquecida, e os próprios dados mostram desaceleração econômica, endividamento crescente e compressão dos investimentos sociais.
Também foram denunciadas as justificativas frágeis e repetitivas usadas pelo Banco Central, como expectativas de mercado e cenários externos, sempre invocadas para sustentar a manutenção de juros abusivos.
A Campanha pelo Limite dos Juros ganhou ainda mais força neste ano, especialmente com a mobilização presencial realizada em setembro, em Brasília, uma das atividades especiais em comemoração aos 25 anos da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD). A ação ocorreu em frente ao Banco Central e teve como objetivo central denunciar os juros abusivos praticados no país e expor os da política monetária que mantém a taxa Selic em 15% ao ano, um dos percentuais mais elevados do mundo.
Além do ato público, foram realizadas mobilizações, produção de conteúdo, debates e articulação política. Com isso, a campanha segue ativa, defendendo a fixação do teto de 12% ao ano ou o dobro da Selic, o que for menor, para quaisquer financiamentos ou empréstimos.
Vale destacar ainda a Frente Parlamentar sobre o Limite dos Juros e Auditoria da Dívida com Participação Popular, bem como a Frente Parlamentar Contra os Juros Abusivos, ambas lançadas em 2023 com participação ativa da ACD.
Conheça, compartilhe e participe da Campanha pelo Limite dos Juros. Acesse aqui.
