Carta aberta ao Presidente do Parlamento Helênico repudiando a dissolução da Comissão da Verdade sobre a Dívida Grega

Compartilhe:

Original: http://cadtm.org/Carta-abierta-al-Presidente-del

 

Sofia Sakorafa, Zoe Konstantopoulou e Eric Toussaint.
Sofia Sakorafa, Zoe Konstantopoulou e Eric Toussaint.

 

Tradução Livre.

 

Publicamos a a carta aberta da Eurodeputada Sofía Sakorafa, dirigida ao novo presidente do Parlamento Helênico, Nikos Voutsis, que anunciou o fim dos trabalhos da Comissão da Verdade sobre a Dívida Grega. Desde 2011, a já então deputada Sofía Sakorafa estava envolvida no comitê da Auditoria Cidadã da Dívida Grega. Em março de 2015, passou a fazer parte da Comissão da Verdade sobre a Dívida Grega, criada pela então presidenta do parlamento Helênico, e também assumiu as relações da Comissão com o Parlamento Europeu e outros parlamentos. Por trás da capitulação do Governo Syriza-Anel, presidido por Alexis Tsipras, Sofía Sakarova abandonou o Syriza  e, desde setembro de 2015, é uma Eurodeputada independente

“Sr. Presidente,

Através de uma carta registrada assinada por você em 12 de novembro, recebida por mim em 17 de novembor de 2015, fui informada que a Comissão da Verdade sobre a Dívida Grega fora dissolvida.

Em sua carta, você não se atraveu sequer a mencionar o nome da Comissão. Isto é compreensível. Quando se tenta garantir que o povo grego “esqueça” a questão da legitimidade da dívida, tentando fazer o povo crer que o terceiro memorando, de todos o mais duro, seja a única solução, é certo que a verdade pode ser aterradora, ainda que se trate somente de mencionar a mesma palavra, “verdade”.

“Sr. Presidente,

É inconcebível que  o Presidente do Parlamento Helênico, e ainda menos alguém que se diz de esquerda, dissolva a Comissão da Verdade sobre a Dívida Grega.

Para nós, soa ofensivo saber que o Parlamento Grego volte a ser um local repleto de escândalos, irregularidades, de decisões políticas prejudiciais ao povo, de acordos de submissão, de contratos injustos, e que isto seja aceito e ratificado pelo Presidente da Câmara.

Senhor Presidente, creio que não haja mais nada a acrescentar. Você somente executa ordens. Esta é a razão pela qual foi escolhido como Presidente da Câmara neste momento crucial. A responsabilidade política desta decisão está integralmente sob o controle do Primeiro Ministro, Alexis Tsipras.

O mesmo Tsipras que, juntamente com o Presidente da República, assistiu a inauguração dos trabalhos desta comissão no dia 4 de abril de 2015.

O mesmo Tsipras que, pessoalmente, garantiu com firmeza que a Comissão trabalharia sem obstáculos até a conclusão dos seus trabalhos.

Tsipras tem ampla responsabilidade política por se recusar a ajudar na revelação das políticas impostas a Grécia, que contribuem para a assinatura de contratos corruptos e injustos que nos levaram a um beco sem saída.

Tsipras tem toda a responsabilidade política pela renúncia em utilizar uma ferramenta de renegociação da dívida que é aceita, aprovada e legitimada por um regulamento da União Europeia.

Esteja certo de que sua decisão de suprimir a Comissão da Verdade sobre a Dívida Grega não afetará a determinação e a eficácia de todos nós que seguimos a lutar, e estamos convictos de que a verdade será o catalisador de profundas mudanças políticas.

Sofía Sakorafa”