Catástrofe no RS coloca direito à vida em risco. Precisamos colaborar!

Compartilhe:

O direito à vida está em risco no Rio Grande do Sul. O estado tem presenciado uma verdadeira catástrofe ambiental há mais de uma semana. Neste período, muitas vidas foram perdidas, casas submersas e danificadas de forma irreversível,  sonhos destruídos, grande número de pessoas e animais que necessitam de amparo, além de recursos básicos, principalmente água, comida e medicamentos.

É muito importante que a população se una e ajude como puder. Os servidores ambientais, por exemplo, estão realizando resgates de pessoas e animais com embarcações e distribuído água e alimentos. Também vêm reunindo pessoal, veículos e outros recursos para empenhar o máximo de esforços, destacando o Ibama e o ICMBio, que designaram 15 servidores para a ação,  sendo que 5 foram enviados para Santa Cruz do Sul e os demais para Porto Alegre, a fim de contribuir com a Defesa Civil e o Grupo de Apoio e Desastres da Defesa Nacional.

O volume excessivo de chuva não é a causa do problema, mas sim uma das inúmeras consequências de como temos destratado o meio ambiente. Não podemos mais ignorar os alertas sobre a mudança do clima, frustrar políticas públicas que visam melhorar a infraestrutura de barragens, e ainda, não realizar os investimentos urgentes e necessários na gestão ambiental brasileira. Por outro lado, o avanço da degradação ambiental e do Agro ostensivo e predatório, contam com lobby fortíssimo no congresso, na mídia e na elite.

Como feito no passado, os servidores ambientais novamente estão em campo para colaborar, empregando esforços para amparar e dar assistência às comunidades do Sul. Ao longo dos próximos dias, publicaremos o trabalho desenvolvido pelo grupo, divulgando formas de colaborar em ações solidárias.

A luta ambiental é de todos nós! Conheça a Campanha Nacional por Direitos Sociais! Acesse a página e participe!

Entre em contato com a Coordenação (campanhapordireitossociais@gmail.com) e faça parte desta Campanha.

#DireitosSociaisJá