Ceron defende “saúde” na dívida pública? Só para os especuladores!
O recente posicionamento do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, sobre a preferência por títulos pré-fixados e a redução do impacto da Selic na dívida pública foi duramente criticado por Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida. Segundo Ceron, essa medida seria “saudável” para o país, mas Fattorelli aponta que essa política visa beneficiar especuladores estrangeiros.
Nas palavras dela: “Privilegiar especuladores estrangeiros que ganham os maiores juros do mundo aqui e sequer pagam imposto? O secretário Ceron parece estar interessado nos dólares que ingressarão no país e continuarão viabilizando a escandalosa remessa de lucros ao exterior.”
Enquanto Ceron fala em atrair investidores, para Fattorelli, essa política é nociva ao Brasil. “Só interessa a quem quer a garantia de que não faltarão dólares para continuar remetendo lucros ao exterior, conta que se elevou brutalmente em decorrência da irresponsável venda das ações da Vale, Petrobras e demais empresas estratégicas a fundos estrangeiros”, alerta Fattorelli.
📢 #AuditoriaCidadãDaDívida #Ceron #DívidaPública #Especulação #Juros