Com empréstimo consignado, Governo leva trabalhadoras e trabalhadores para o endividamento!
Divulgada nesta semana a intenção do governo de facilitar o consignado para trabalhadores CLT, como se isso fosse uma boa notícia. Mas essa medida é extremamente prejudicial, como explica Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida:
🛑 Essa medida é a consequência do pacote de corte de gastos e investimentos sociais elaborado pelo Governo e aprovado pelo Congresso no final do ano passado. Completa o amplo conjunto de ataques aos direitos da classe trabalhadora!
No pacote do ano passado, o governo reduziu ainda mais o reajuste do salário mínimo, dificultou o acesso ao abono salarial e ao BPC. Agora, avança com essa política que força os trabalhadores a recorrerem ao empréstimo mais violento e vergonhoso que existe, no qual o banco confisca parte do salário diretamente na folha de pagamento!
❌ Com um dos menores salários do mundo, como os trabalhadores vão sobreviver?
❌ Como vão lidar com imprevistos, se o salário já vem descontado?
💰 O que esperamos do governo é justamente uma postura oposta, que apoie o PLP 104/2022, que propõe um limite para os juros no Brasil. Que não solte a mão dos brasileiros, enquanto afaga o mercado.
📌 76 países já têm um teto para os juros, mas aqui o setor financeiro faz o que quer!
É inaceitável que, em vez de defender a renda do povo, o governo escolha facilitar o endividamento, favorecendo ainda mais os bancos!
⚠️ Para o setor financeiro, tudo. Para a população, dívidas e miséria! Até quando?
Participe e apoie a Campanha pelo Limite dos Juros e pressione os parlamentares pela aprovação do PLP 104/22
#LimitedeJurosJá #Dívida #JurosAbusivos #SalárioDigno #FimDaExploração #AuditoriaJá