Congresso corta 84% dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Compartilhe:

O Congresso Nacional aprovou o Orçamento da União para 2025, e uma das áreas mais impactadas pela proposta foi a cultura. A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), voltada para o fomento à cultura no Brasil, sofreu um corte alarmante de cerca de 84%. Os recursos para a implementação dessa política, que eram de aproximadamente R$ 3 bilhões, foram reduzidos para cerca de R$ 480 milhões.

Em nota, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura disse que “manifesta seu profundo estarrecimento diante do corte de 84% no orçamento previsto para a PNAB. Os secretários e dirigentes estaduais de cultura estarão em Brasília no dia 27 de março mobilizados e articulados para buscar soluções junto ao Congresso e Governo Federal que garantam a reversão desse corte e a plena alocação dos recursos necessários à efetiva execução da política.”

A Aldir Blanc foi um programa importante para garantir a sobrevivência de artistas e trabalhadores da cultura em um momento de crise, oferecendo auxílios e fomentando projetos culturais de diversas formas. Com a redução drástica de recursos, muitos temem que o impacto no setor seja irreversível, prejudicando iniciativas independentes e a sustentabilidade de muitos projetos culturais que, ao longo dos anos, se tornaram fundamentais para a diversidade e o acesso à cultura em todo o Brasil.