Coordenadora da ACD é entrevistada pelo Canal 247

Compartilhe:

Em entrevista ao canal do Brasil 247, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), fala sobre a alta taxa de juros praticada no Brasil, que impacta negativamente toda a economia brasileira, prejudicando empresas, pessoas, e o setor público: “O que mais impacta no crescimento da dívida pública no Brasil são as altas taxas de juros”.
Por outro lado, ela também fala sobre o impacto desta política econômica que privilegia o rentismo no desenvolvimento do país. “O empresário que quer investir pensa 10 vezes entre investir na economia produtiva ou colocar seu dinheiro no rentismo, porque pode render muito mais”.
Entre outros temas, Maria Lucia ainda desfez o mito de que o Governo emite títulos para se refinanciar com a dívida pública. “Os títulos públicos são leiloados pelo Banco Central, os bancos e grandes corretores é que compram e vendem, os dealers, um grupo de 12 instituições financeiras. Além dos títulos leiloados, o Tesouro Nacional emite títulos e doa para o Banco Central (BC), de graça, e ainda paga juros ao BC sobre esses títulos. que são usados pelo BC para remunerar diariamente bancos no overnight, a Bolsa-Banqueiro

Assista!