DIRETORIA DO BANCO CENTRAL AUMENTA AINDA MAIS A TAXA SELIC, PARA 15% AO ANO

Compartilhe:

Hoje, 18/6/2025, os 9 diretores do Banco Central (7 deles já indicados pelo Presidente Lula) reunidos no Comitê de Política Monetária (COPOM), votaram para aumentar ainda mais a Taxa Selic, do já absurdo patamar de 14,75% para 15% ao ano, o que significa 9,2% de juros reais (acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses), ou seja, 37 vezes mais que a taxa real na Zona do Euro (0,25%), 4 vezes mais que a taxa nos Estados Unidos (2,05%), enquanto o Japão pratica a taxa real de -2,99 (NEGATIVOS).

Como resultado destas decisões do COPOM, o governo federal pagou mais de R$ 1 TRILHÃO de juros da dívida pública em 2024 (beneficiando os rentistas super ricos e reduzindo investimentos sociais) e dificultando os investimentos, em prejuízo de toda a economia. Conforme já mostrado em posts anteriores, a justificativa do Banco Central para essas taxas (combate à inflação) não se sustenta, dado que o aumento de preços no Brasil não tem sido causado por uma suposta demanda aquecida, mas por preços administrados pelo próprio governo e preços de alimentos (devido à priorização da agricultura de exportação).

Assine o MANIFESTO EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL, CONTRA O MODELO ECONÔMICO INJUSTO E A POLÍTICA MONETÁRIA DE JUROS ABUSIVOS, aqui.

#auditoriaja