Ex-membros da CAIC alertam para negociações perniciosas da dívida equatoriana no governo de Lenín Moreno

Compartilhe:

Documento elaborado por ex-membros da importante Comissão de Auditoria Integral da Dívida Equatoriana (CAIC), criada em 2007 pelo Presidente Rafael Correa, foi protocolado hoje no Equador

A coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, foi uma das signatárias do documento, juntamente com Hugo Arias, Piedad Mancero, Alejandro Olmos, Ricardo Patiño, César Sacoto, Eric Toussaint e Ricardo Ulcuango.

A íntegra do documento protocolado pelos ex-membros da CAIC, assim como o Memorando referente à questionada negociação dos títulos equatorianos, podem ser acessados aqui.

Segundo o documento, a negociação de títulos públicos anunciada pelo atual presidente desrespeita a Constituição do país e tratados internacionais, além de repetir os mesmos erros que foram denunciados pela CAIC durante o processo de auditoria, dentre os quais sobressai a negociações pelo valor nominal (100%) dos títulos, quando estes chegaram a ser cotados a 25% em mercado.

Os achados da CAIC, devidamente documentados em processo de auditoria, respaldaram o ato soberano do ex-presidente Rafael Correa em 2008/2009, quando conseguiu anular 70% da dívida externa junto a bancos privados internacionais.

Além da entrega do documento, foi feito um comunicado internacional por videoconferência. Essa mobilização é muito importante para que todo o avanço da CAIC não seja desperdiçado pelo atual governo.