Fala de Miguel Nicolelis citando ACD e necessidade de auditoria da Dívida, ainda repercute. Assista!
No início de setembro, os canais da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) repercutiu um vídeo veiculado pelo Podcast ‘Talk Cortes’.
Nele, o entrevistado, Miguel Nicolelis, debate os impactos dos Data Centers sobre o meio ambiente, nas áreas e cidades onde estão instalados, e os riscos de trazer estas empresas, em larga escala, para Brasil.
Em determinado momento, o renomado médico e cientista brasileiro aponta que uma alternativa aos possíveis investimentos e ‘ganhos financeiros’, já que estas centrais de dados poderão levar à degradação das áreas (consumo de água, alterações do ecossistema, etc) é a busca de outras fontes.
Nicolelis pede a realização de uma “auditoria da Dívida Pública para saber onde e como está sendo gasto o dinheiro público”, e questiona porque não se realiza a auditoria, demonstrando conhecer o trabalho da ACD e citando o nome da coordenadora, Maria Lucia Fattorelli.
“É uma honra, para todo o coletivo da ACD, saber que o dr. Nicolelis, reconhecido em todo o mundo por suas descobertas e avanços no campo da neurociência, valorizar o trabalho que vem sendo realizado pela entidade, o que mostra o alcance do que tem sido feito, apesar de todas as limitações enfrentadas”, disse Fattorelli, ao tomar conhecimento da citação.
Para a ACD, ainda que o entendimento é de que o debate sobre alternativas de investimentos deva ser feito no devido ambiente público, o primeiro passo para o desenvolvimento do Brasil é compreender para onde e como o dinheiro ‘produzido aqui’ está sendo sendo direcionado.
A realização da auditoria da Dívida Pública, como determina a Constituição Federal de 1988, vai dar transparência e permitir a compreensão de como esta riqueza é ‘investida’ e proporcionar caminhos para eventuais correções, entre elas, a aplicação de uma politica de redução e teto de juros.
Assista, no vídeo abaixo, o momento em que Miguel Nicolelis faz os apontamentos:
Aproveite para conhecer nossa Campanha pelo Limite de Juros no Brasil.
