Governo erra ao dizer ao Congresso que gastos sociais aumentam dívida pública

Compartilhe:

MENSAGEM PRESIDENCIAL AO CONGRESSO: SEGUNDO O GOVERNO, A DÍVIDA PÚBLICA TEM AUMENTADO DEVIDO A UM SUPOSTO EXCESSO DE GASTOS SOCIAIS

Ao mesmo tempo, COPOM de Lula indica mais aumento de juros

Ontem, o governo entregou a “Mensagem Presidencial ao Congresso”, na abertura dos trabalhos do Parlamento. No texto (disponível aqui) o governo afirma que “Para 2025, será buscado o déficit primário zero como meta, resultado crucial para a estabilização da dívida pública ao redor de 80% do PIB por volta de 2028.”, e que “Com o novo pacote, espera-se mais de R$ 300 bilhões de economia entre 2025 e 2030.”

Portanto, o governo continua defendendo a política de cortes de investimentos sociais, perdendo mais uma vez a oportunidade de conscientizar o povo de que a dívida pública tem crescido é por causa dos juros, que chegaram a quase R$ 1 TRILHÃO no ano passado (segundo estimativa do Banco Central), beneficiando os super ricos às custas dos trabalhadores. Aliás, hoje foi divulgada a Ata da Reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), formado pela Diretoria do Banco Central – com o Presidente e maioria dos membros indicados pelo atual governo Lula – que indica mais uma alta de juros (para 14,25% ao ano) na próxima reunião.

Caso a dívida estivesse crescendo de fato para financiar investimentos sociais, ela seria positiva. Porém, no Brasil tem crescido para pagar os próprios juros (altíssimos) da dívida, ao contrário de países desenvolvidos, que praticam taxas de juros baixas e grandes déficits primários, para financiar investimentos sociais.

#auditoriaja