GOVERNO PODERIA ACABAR COM A ESPECULAÇÃO COM O DÓLAR, REVOGAR O PACOTE DE CORTES E FAZER AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA JÁ
Nos últimos meses, a grande imprensa tem repetido a mesma mentira, de que o governo estaria se endividando para cobrir o rombo das áreas sociais (previdência, saúde, servidores públicos etc.), e que isso estaria gerando desconfiança do “mercado” (ou seja, dos rentistas da dívida pública) que assim exige juros maiores e leva o dólar às alturas.
Porém, a dívida pública não tem colocado, mas sim, tem RETIRADO recursos das áreas sociais (ver nosso post anterior disponível aqui), e os rentistas têm feito operações especulativas para forçar a alta do dólar (ver análise de José Paulo Kupfer, do Portal UOL, aqui ), para chantagear o governo a apresentar e o Congresso aprovar o pacote de cortes de gastos sociais, conforme ocorrido no final do ano passado. São operações que muitas vezes sequer utilizam os dólares em si, mas se baseiam nos chamados “derivativos” (por exemplo, contratos de swap que são na realidade uma aposta em dólar, como já se manifestou representante do Tribunal de Contas da União (ver aqui).
Diante disso, o governo deveria impedir tais operações e punir seus responsáveis, por meio do CMN (Conselho Monetário Nacional, no qual o governo tem maioria), que possui como uma de suas prerrogativas “fixar as diretrizes e normas da política cambial” (art. 4º, inciso V da Lei 4.595), que deveriam ser seguidas pelo Banco Central. É preciso estabelecer controles sobre o capital especulativo, que ganhou liberdade nas últimas décadas graças à hegemonia do pensamento neoliberal.
Porém, diante da falta de ação do governo, o Banco Central se limita a torrar dólares das reservas (que caíram US$ 36 bilhões em menos de um mês, desde 12/12/2024) e fazer operações de swap que acumularam prejuízo de R$ 113 bilhões no ano de 2024 (ver aqui), pagando aos especuladores a alta do dólar, que assim se sentem ainda mais estimulados a fazer o dólar subir, para ganhar ainda mais às custas de mais dívida pública ilegítima, paga pelo povo. E mesmo com o BC torrando dezenas de bilhões de dólares das reservas (feitas e mantidas às custas de mais dívida pública com juros altíssimos), desde 12/12/24 o dólar ainda se elevou.
BASTA! CHEGA DE SUBMISSÃO AOS RENTISTAS ESPECULADORES!
REVOGAÇÃO DO PACOTE DE CORTES JÁ!
AUDITORIA DA DÍVIDA E AUMENTO DOS INVESTIMENTOS SOCIAIS !