Indígenas fazem ato por demarcação de terras em Brasília
Nesta semana, povos indígenas, incluindo Kaingang, Xokleng, e Guarani, se mobilizaram em Brasília para exigir a demarcação de seus territórios. A manifestação ocorreu na quarta-feira (26), na Esplanada dos Ministérios, onde indígenas que enfrentam os efeitos práticos das mudanças climáticas no Brasil marcharam até a Praça dos Três Poderes.
Os manifestantes pediram mais políticas públicas, a demarcação de terras e apoio governamental para enfrentar a escassez de recursos e as dificuldades na atividade agrícola. Sem a demarcação, os territórios tradicionais ficam vulneráveis ao interesse de grandes proprietários de terra, especialmente após a perda de suas produções.
Durante o ato, os indígenas também protestaram contra o tratamento diferenciado dado ao agronegócio, que recebe mais recursos por meio do Plano Safra, enquanto as populações tradicionais recebem menos atenção. A Campanha Nacional por Direitos apoia firmemente essa mobilização e reforça a necessidade urgente de demarcação das terras indígenas pelo Governo Lula.
Conheça a Campanha Nacional por Direitos Sociais! Acesse aqui!
Entre em contato com a Coordenação ([email protected]) e faça parte desta Campanha.
#DireitosSociaisJá