Inflação e juros altos? Culpa do Banco Central

Compartilhe:

Preços subindo, empréstimos caríssimos, cartão de crédito com taxas abusivas… Tudo isso dificulta demais a vida dos brasileiros e brasileiras. São muitos os motivos apontados pela grande imprensa para estarmos vivendo essa crise, mas a realidade é que este cenário de escassez e dificuldade tem uma boa parcela de responsabilidade do Banco Central do Brasil (BC)! É ele quem decide seguir com uma política monetária suicida baseada em subir juros, sob a falsa justificativa de conter uma inflação que não se controla desta forma!

No Brasil, a alta de preços está diretamente ligada aos preços de alimentos (devido a erros de política agrícola e agrária) e preços administrados pelo próprio governo, como energia e combustível, este último, fruto da política de preços de paridade de importação (PPI) da Petrobras, que poderia SIM ser alterado pelo governo, já que o mesmo é responsável por indicar o presidente e a maioria dos conselheiros da empresa.

Quando o BC eleva a taxa básica de juros (Selic), ele prejudica todas as empresas e famílias, favorecendo apenas as instituições financeiras, que lucram com as altas taxas de juros, pois além de cobrar juros escorchantes da população, ainda são remuneradas diariamente pelo próprio BC através do mecanismo da “bolsa banqueiro”. Esse mecanismo tira dinheiro do orçamento federal diariamente para remunerar os bancos com juros equivalentes à taxa Selic (atualmente em 13,75% ao ano), fazendo com que bancos prefiram receber essa remuneração garantida pelo BC do que destinar a sua sobra de caixa para empréstimos à população com juro baixo. É por isso que as taxas de juros são tão altas para se conseguir um empréstimo pessoal ou empresarial!

Além de limitar as abusivas taxas de juros no Brasil, o nosso projeto de Lei PLP 104/22 também vai acabar com esse mecanismo absurdo de remunerar bancos para interromper essa farra! Mas para ele ser aprovado na Câmara dos Deputados, precisamos da sua ajuda! Acesse o nosso site e com apenas 1 clique pressione os parlamentares! Sua ajuda é fundamental. #LimiteDosJurosJá #TemQueVirarLei