Jingle equatoriano para a Comissão de Auditoria

Compartilhe:

Em 2007 o presidente do Equador criou, por decreto, a Comissão Internacional para Auditoria da Dívida Pública do país (CAIC).

A auditoria abrangeu 30 anos de investigação da dívida externa e interna do país, assim como os efeito socioeconômicos desse endividamento e recomendações para o enfrentamento do problema.

A coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, foi uma das especialistas nomeadas pelo decreto presidencial e participou efetivamente das investigações que revelaram a ilegalidade e ilegitimidade da dívida externa do país, em especial da dívida junto a bancos privados internacionais.

Com base nos trabalhos da CAIC o presidente realizou ato soberano e recomprou os títulos da dívida externa junto a bancos privados internacionais por cerca de 30% de seu valor, com a concordância dos credores, obtendo uma anulação de cerca de 70% daquela dívida.

A decisão adotada pelo Equador provou que a auditoria serviu como instrumento útil para a retomada da soberania frente à dívida, liberando recursos para investimentos públicos em prol da coletividade.

A Campanha É HORA de VIRAR o JOGO quer empoderar a população por meio do conhecimento sobre a real situação do país, difundindo o modelo econômico errado que atua no Brasil, e identificando onde está o verdadeiro rombo no orçamento público. A auditoria da dívida poderá jogar luz sobre o processo de endividamento público e as manobras usadas para desviar cada vez mais dinheiro para os mecanismos do Sistema da Dívida.

Saiba mais e venha com a gente virar esse jogo: https://bit.ly/3gAtKim