Juntos pelo direito à moradia

Compartilhe:

Após 12 anos sem a principal fotografia da sociedade brasileira, os dados do Censo de 2022 divulgados pelo IBGE revelam uma realidade alarmante: o Brasil atingiu um recorde em casas vazias. A cada 100 domicílios particulares, 13 estão desocupados. Essas moradias estão à venda, para alugar, abandonadas ou esperando para serem demolidas.

Enquanto isso, a demanda por moradias é imensa: um déficit habitacional de quase 6 milhões de moradias, além de quase 25 milhões de domicílios inadequados (com cômodos servindo de dormitório, ausência de banheiro, cobertura ou piso inadequado, sem caixa d’água, inadequação fundiária, etc.) totalizando uma necessidade de construção ou melhoria de mais de 30 milhões de moradias, segundo o último dado disponível da Fundação João Pinheiro, referente a 2019, e que apresenta tendência de aumento desde 2016. (Fontes aqui (pág 147) e aqui (pág 153).

O direito à moradia é um direito humano fundamental, garantido pela Constituição. Precisamos de políticas públicas que garantam moradia digna para todos, utilizando os recursos existentes de forma justa e eficaz. É hora de repensarmos nossas prioridades e agirmos para reduzir a desigualdade habitacional. Vamos lutar por um país onde todos tenham um lar seguro e digno.

Junte-se à Campanha Nacional por Direitos Sociais! Acesse aqui e saiba mais.

Entre em contato com a Coordenação (campanhapordireitossociais@gmail.com) e faça parte desta Campanha.

#DireitosSociaisJá