Juro alto é fome, desemprego e inflação!

Compartilhe:

Quando a taxa Selic aumenta, os bancos recebem remuneração diária ainda maior, paga pelo Banco Central, que desde 2016 enxuga a circulação de mais de R$1 trilhão de moeda no país, travando toda economia e fazendo explodir a dívida pública. Quando a Selic sobe, todas as outras taxas de juros de mercado também aumentam, encarecendo o crédito, crediário, financiamento e empréstimos, fazendo a inflação disparar mais ainda, porque o custo dos juros altos é repassado para o consumidor final, aumentando os preços. Os juros altos impedem acesso a crédito em geral, principalmente capital de giro, causando o fechamento de várias empresas e com isso aumenta o desemprego no país. Ou seja, juro alto trava a economia, aumenta a inflação e explode a dívida pública do país.

Para privilegiar a dívida pública, que ficou fora do teto de gastos, o governo congelou os investimentos em todas as demais áreas por 20 anos, principalmente nas áreas sociais, para sobrar mais dinheiro para pagar essa dívida, que nunca foi auditada, que não sabemos para quem estamos devendo, se realmente estamos devendo ou sendo roubados.

A dívida tem sido a justificativa também para a privatização das estatais estratégicas para o desenvolvimento econômico, social e soberano do Brasil. O mais grave é que essas privatizações tem sido feitas por preço muito inferior ao valor dos ativos. Tudo para pagar juros da dívida pública, e o pior é que quanto mais pagamos, mais ela cresce. Juro alto não controla a inflação, ao contrário gera mais inflação, e os preços administrados pelo governo federal, que são os principais responsáveis pela inflação, são reajustados de acordo com a inflação provocada pela insana adoção do Preço de Paridade de Importação, como se estivéssemos importando todo o combustível consumido aqui. Portanto o preço da luz, água, remédios, planos de saúde, passagens, gás de cozinha, combustíveis… também aumentam por causa dessa inflação e o povo fica sacrificado.

Enquanto isso, o sistema financeiro lucra BILHÕES com os juros altos, 33 milhões de brasileiros estão passando FOME. CHEGA de USURA, precisamos dar um basta na AGIOTAGEM FINANCEIRA que acontece no Brasil! #CPIdoBancoCentralJá