JUROS ELEVADOS NO BRASIL – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS – Prof. Ladislau Dowbor

Compartilhe:

Em brilhante palestra realizada durante reunião do Observatório de Finanças e Economia de Francisco e Clara da CBJP, o economista e professor da PUC-SP, Ladislau Dowbor desenvolveu a questão dos juros elevadíssimos aplicados no Brasil e citou como é o funcionamento em outros países.

“No Santander, na Espanha, o cheque especial chama-se overdraft e é de 0% até 6 meses e 5 mil euros, o que dá pouco mais de 30 mil reais. Aqui no Brasil, eles cobram taxas absolutamente escandalosas, acima dos 150% e te dão 12 dias. Isso aqui gerou uma bolha de sistema de exploração através do crédito que é única no mundo. A financeirização é planetária, mas essa situação grotesca é apenas brasileira”, afirmou.
 
Em extensa e detalhada análise, Dowbor ainda comenta os dados do lucro financeiro do Brasil e constata, abismado: “Gente, eu passo esses números para economistas colegas internacionais e eles dão risada. Isso aqui não é economia, é um assalto”.
 
O discurso do professor Ladislau Dowbor reflete, mais uma vez, a importância da auditoria e da luta que devemos travar diante das abusivas taxas de juros de mercado praticadas no Brasil, que decorrem de um dos mecanismos do Sistema da Dívida que vem sendo denunciado pela ACD: a remuneração da sobra de caixa dos bancos.
 
Uma única operação é capaz de mudar a situação do nosso país, e essa ação é a redução dos juros de mercado, para que a economia do Brasil passe a beneficiar todos os setores da economia e famílias, e não somente os bancos. #Éhoradevirarojogo e barrar a PL 3877/20 que garante remuneração SEM LIMITE da sobra de caixa dos bancos pelo Banco Central! 

Assista à palestra completa: