Maior encontro indígena do Brasil começa hoje, em Brasília

Compartilhe:

Defesa dos povos indígenas ✊🏼🏹 Via @brasildefato

Começa, hoje (7), a 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília (DF). Com duração até sábado (12), o evento homenageia os 20 anos da Apib, organizadora da atividade, com o tema “Apib somos todos nós — em defesa da Constituição e da vida”.

O maior encontro indígena do Brasil vai contar com debates, plenárias, atos públicos e culturais. Ontem (6), as delegações começaram a chegar à capital federal, vindas de diversas regiões do país, e fizeram um ato público no Eixão de Brasília, divulgando o mote da mobilização deste ano.

O dia mais aguardado é amanhã (08), quando os participantes do ATL devem marchar pela Esplanada dos Ministérios, culminando com uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 21 anos da mobilização indígena e os 20 anos da articulação.

Haverá espaços para debater os desafios atuais da pauta indígena e as novas estratégias de luta diante do contexto de permanente ataque aos direitos dos povos originários, como a tentativa de conciliação sobre o marco temporal, levada adiante pelo ministro do STF Gilmar Mendes, considerada “ilegítima” pelos indígenas.

Na quinta (10), o grupo se reúne para o lançamento da Comissão Internacional Indígena para a COP30, em Belém (PA), e os principais temas que deverão ser levados à Conferência do Clima da ONU.

A Campanha Nacional por Direitos Sociais apoia a APIB e o Acampamento Terra Livre neste evento de extrema importância para a luta dos povos originários no Brasil.