MLB enfrenta violência policial em ocupação em prédio abandonado no Pará
Há 22 dias, a Ocupação Chico Mendes, organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), resiste em um prédio abandonado, desde 2012, no centro da cidade de Belém do Pará. A ocupação tem aproximadamente 80 famílias.
Apesar das diversas tentativas de diálogo do MLB com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, da Superintendência de Patrimônio da União e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, entre outros órgãos, nunca houve um retorno positivo ou efetivamente um diálogo para resolver o problema dessas famílias sem-teto.
O Governo Federal tem hoje 171 MIL IMÓVEIS ABANDONADOS por todo o país, em Belém, no bairro de Nazaré mesmo, e é possível ver diversos imóveis em igual situação.
Na madrugada desta sexta-feira, a polícia federal, com auxílio da polícia militar do estado, tentou despejar as famílias do MLB e os apoiadores, de forma violenta.
É válido lembrar que o art. 5º da Constituição Federal dispõe que toda propriedade atenderá sua função social, além de que é dever do Estado prestar assistência aos desamparados, bem como a moradia é direito social.
A Campanha Nacional por Direitos Sociais apoia a luta pelo direito à moradia! Conheça e participe!
Entre em contato com a Coordenação ([email protected]) e faça parte desta Campanha.
#DireitosSociaisJá