Monitor Mercantil: “Vale revogar a chamada LRF para garantir o overnight aos bancos?”, por Maria Lucia Fattorelli

Compartilhe:

“Vale revogar a chamada LRF (Lei de Recuperação Fiscal) para garantir o overnight aos bancos?”

Em seu novo artigo, que o Valor Econômico recusou publicar, mas o tradicional e respeitável jornal Monitor Mercantil publicou, a coordenadora nacional da ACD Maria Lucia Fattorelli repudia a aprovação do Projeto de Lei 3.877 (transformado na Lei Ordinária 14185/2021) que cria a figura do Depósito Voluntário Remunerado, operação que é a maior responsável pelo travamento da economia brasileira, com a manutenção dos juros altos.

“Em vez de interromper a nociva operação de remuneração da sobra de caixa dos bancos que vem sendo realizada pelo Banco Central há anos, por meio do abuso na utilização das Operações Compromissadas, com imenso prejuízo aos cofres públicos e à economia do país, a Lei 14.185/2021 transforma essa remuneração em uma despesa obrigatória e, ainda por cima, sem limite ou parâmetro algum e sem sequer dizer quanto vai custar.

Essa operação não é qualquer operação. Ela é a principal operação responsável pelo travamento da economia brasileira: os juros de mercado são abusivos no Brasil por causa dessa remuneração diária aos bancos. E juros exorbitantes amarram a economia: fica tudo travado!

É evidente que os bancos preferem receber o rendimento diário pago pelo Banco Central, do que emprestar para a sociedade a juro baixo. Dessa forma, todo o dinheiro depositado ou aplicado nos bancos, e que pertence à própria sociedade, deixa de retornar a ela por meio de empréstimos a juros baixos e passa a ficar esterilizado no Banco Central, rendendo juros somente aos bancos, às nossas custas. Enquanto isso, os bancos só se dispõem a emprestar às empresas e pessoas a taxas de juros exorbitantes, como as praticadas em nosso país, impedindo a circulação do dinheiro na economia, a geração de emprego e renda.”

Leia o artigo completo no Monitor Mercantil.