Ocupação Chico Mendes é despejada com força policial. Veja o relato!

Compartilhe:

Na semana passada, a Ocupação Chico Mendes sofreu grave repressão para liberar o prédio, no centro da cidade de Belém do Pará, que, embora pertença à União, estava abandonado e sem cumprir sua função social de 2012. Segundo relato da Karen Sui, artista, estudante de música da UFPA, mãe solo e moradora da Ocupação Chico Mendes, postado pelo Movimento Luta nos Bairros (@mlb_para), “tinha cerca de 170 policiais, altamente armados, com cavalaria e cães farejadores, além de vários carros. Os policiais usavam máscaras de gás e estavam prontos para disparar gás lacrimogêneo contra famílias com crianças, idosos e deficientes físicos, que reivindicavam um direito básico que é o direito à moradia digna”.

Conforme Censo 2022, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 11,4 milhões de casas e apartamentos vazios no país; a cada 100 domicílios particulares no Brasil, 13 estão vagos (Fonte).

Enquanto milhares de famílias lutam por um direito básico, como o de morar dignamente, milhões de imóveis permanecem desocupados, sem cumprir sua função social. É urgente e necessário a elaboração de políticas públicas efetivas que garantam o direito básico à habitação para todos os brasileiros! A Campanha Nacional por Direitos Sociais apoia a luta pelo direito à moradia digna! Conheça e participe! 

Entre em contato com a Coordenação (campanhapordireitossociais@gmail.com) e faça parte desta Campanha. #DireitosSociaisJá