“OPERAÇÃO MATA A ECONOMIA BRASILEIRA: Não caia na mentira de que outros países estariam fazendo a mesma coisa”, por Maria Lucia Fattorelli

Compartilhe:

A mentira de que “outros países fazem isso” tem sido repetida – sem mostrar comprovação ou fonte alguma – por defensores do nocivo PL 3.877/2020 (de autoria do senador Rogério Carvalho PT/SE), projeto que cria o “Depósito Voluntário Remunerado” pelo Banco Central aos bancos, “legalizando” a remuneração da sobra de caixa dos bancos, operação que tem sido a principal causa dos juros de mercado elevadíssimos no Brasil e paralisação de toda a economia.

É importante lembrar que tal projeto tem o mesmo teor do PL 9.248/2017 (de Temer e Ilan Goldfajn), que também cria o “Depósito Voluntário Remunerado” pelo Banco Central aos bancos, figura ainda prevista também no PLP 112/2019 (de Paulo Guedes e Bolsonaro), o que mostra que pautas de interesse dos bancos estão acima de tudo e unem partidos de distintos discursos.

Na verdade, os demais países estão INJETANDO dinheiro nos bancos e obrigando-os a emprestar a juros baixos e ativar a economia. No Brasil, o Banco Central injetou R$1,2 trilhão de liquidez nos bancos a partir de 23/3/2020, mas está ENXUGANDO R$ 1,7 TRILHÃO e remunerando os bancos diariamente por isso, apesar da crise brutal, levando milhões de empresas à falência.

Essa operação tem sido feita de forma ilegal, mediante o abuso das chamadas “Operações Compromissadas”, como detalhadamente explicado nos 6 capítulos já divulgados da novela ASSALTO AOS COFRES PÚBLICOS.

A comprovação de que outros países estão INJETANDO dinheiro nos bancos e obrigando-os a emprestar às empresas consta de reportagem do próprio setor financeiro, cujo trecho diz:

“O MERCADO DE RECOMPRA, EXPLICADO – E PORQUE O FED CONTINUA INJETANDO CENTENAS DE BILHÕES NELE”
Essa é a principal razão pela qual as operações compromissadas do FED são tão importantes. Quando o crédito se esgota, fica mais difícil para as empresas obterem acesso a um empréstimo tão necessário. E durante uma recessão, essa pode ser a diferença entre uma empresa se manter à tona – o que significa que os trabalhadores ainda recebem seus contracheques – ou, em última instância, falir.”

Para acessar o documento completo

Diante do imenso dano que essa operação tem provocado à economia brasileira, tendo sido a principal responsável pela crise fabricada a partir de 2014 (ver vídeo) e pelo aprofundamento da crise atual, é urgente mobilizar a sociedade para pressionar deputados(as) federais para impedir a aprovação do PL 3.877/2020 (e demais que tratam do mesmo tema PL 9.248/2017 e PLP 112/2020).