Pacote de cortes do governo falha em cumprir promessa de isenção do IR e adota medidas que reduzem direitos sociais
Esse é um dos “Eu avisei” mais duros de falar, porque ninguém ganha, todo mundo perde. Quando a Auditoria Cidadã denunciou o pacote de corte de gastos do governo, dizendo que os cortes seriam compulsórios e que os alardeados benefícios, como a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil ainda teriam de passar pelo Congresso, muita gente do campo progressista mais alinhada ao governo Lula criticou a ACD.
Pois bem, para tristeza de todos, nossa projeção estava correta:
O governo sequer apresentou proposta para a isenção do imposto de renda até agora, e o presidente da Câmara avisou que isso não passaria.
Por outro lado, o projeto mudou a forma de correção do limite de salário para o recebimento do Abono Salarial, o que na prática significa menos gente com direito ao benefício.
O verdadeiro problema, que está no gasto exorbitante com os juros do Sistema da Divida, não é sequer mencionado no pacote.
A Auditoria Cidadã da Dívida sempre esteve e sempre estará do lado dos que lutem por direitos sociais, e da população que mais necessita dos serviços públicos, independentemente do governo que esteja no poder. Quando um governo que se diz de esquerda age contra os interesses do povo, priorizando um sistema que privilegia o mercado, os super ricos, é nosso papel denunciar, como temos feito desde o início de nossas atividades há 24 anos.
Então, que fique claro que a nossa luta não é contra o governo Lula, mas sim contra uma política neoliberal que tem se enraizado cada vez mais nas esferas de poder no Brasil, aprofundando a desigualdade social e nos distanciando da verdadeira democracia!