Para que tem servido a Divida Pública que você paga?
Nesse trecho do vídeo de participação da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), Maria Lucia Fattorelli, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ela explica como a dívida pública tem sido usada para subtrair recursos públicos sem contrapartida, inclusive por meio de mecanismos fraudulentos de geração de dívida pública.
Nas últimas semanas, a ACD vem denunciando o PL 3877/2020, como mais um desses mecanismos de desvio de recursos públicos para os bancos. O projeto quer legalizar a remuneração da sobra de caixa dos bancos, que tem sido feita mediante o abuso na utilização das chamadas “operações compromissadas”.
A remuneração diária da sobra de caixa dos bancos pelo Banco Central é um exemplo de mecanismo que faz a transferência de dinheiro
público para os bancos. Estão querendo “sacramentar” essa remuneração, tornando lei obrigatória essa remuneração aos bancos, por meio do PL 3.877/2020. (entenda mais).
Além desse projeto, tramita também o PLP 19/2019, que visa dar liberdade total ao Banco Central para continuar praticando sua política monetária injusta. (Entenda mais)