Para que tem servido a Divida Pública que você paga?

Compartilhe:

Nesse trecho do vídeo de participação da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), Maria Lucia Fattorelli, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ela explica como a dívida pública tem sido usada para subtrair recursos públicos sem contrapartida, inclusive por meio de mecanismos fraudulentos de geração de dívida pública.

Nas últimas semanas, a ACD vem denunciando o PL 3877/2020, como mais um desses mecanismos de desvio de recursos públicos para os bancos. O projeto quer legalizar a remuneração da sobra de caixa dos bancos, que tem sido feita mediante o abuso na utilização das chamadas “operações compromissadas”.

A remuneração diária da sobra de caixa dos bancos pelo Banco Central é um exemplo de mecanismo que faz a transferência de dinheiro
público para os bancos. Estão querendo “sacramentar” essa remuneração, tornando lei obrigatória essa remuneração aos bancos, por meio do PL 3.877/2020. (entenda mais).

Além desse projeto, tramita também o PLP 19/2019, que visa dar liberdade total ao Banco Central para continuar praticando sua política monetária injusta. (Entenda mais)