POR QUE O GOVERNO NÃO APOIA O PLP 104/22 QUE LIMITA JUROS NO BRASIL?

Compartilhe:

Ontem, 10/9/2024, o Vice Presidente da República Geraldo Alckmin e a Presidente do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann se posicionaram contra um possível aumento de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM, que é formado pelo Presidente e 8 diretores do Banco Central), conforme previsto pelo “mercado”, ou seja, pelos rentistas da dívida pública. Citando a deflação ocorrida em agosto, Alckmin declarou que “Cai com a inflação a razão para subir juros”, enquanto Gleisi declarou que “não há lógica nenhuma em contemplar as especulações dessa turma. Precisam deixar o Brasil trabalhar, consumir e produzir”.

Ao mesmo tempo, representantes do “mercado” minimizam a deflação de agosto, dizendo que no futuro a inflação pode sair do controle, pois o governo estaria gastando demais nas áreas sociais e a economia estaria super aquecida, com muito emprego, fazendo com que as pessoas estejam comprando demais e assim fazendo os preços aumentarem no futuro.

Ou seja, o “mercado” e, muitas vezes, os próprios diretores do Banco Central (inclusive os indicados pelo Presidente Lula) utilizam diversos argumentos para justificar juros altos, mesmo que a inflação no Brasil não guarde relação com um suposto aumento na demanda, mas sim, com preços administrados pelo próprio governo, como combustíveis e energia elétrica.

Se o governo quisesse de fato reduzir os juros no Brasil, deveria estar apoiando o Projeto de Lei Complementar (PLP) 104/2022, proposto pela Auditoria Cidadã da Dívida e várias outras entidades, que acaba com a “Bolsa Banqueiro”, esta sim a verdadeira causa dos juros altos no país. Ganhando juros altíssimos depositando sua sobra de caixa no Banco Central, os bancos somente aceitam emprestar ao governo ou para a sociedade a juros muito altos, sendo que no último caso os percentuais das taxas anuais chegam a várias centenas, que o PLP limita a somente 12% ao ano no máximo.

LIMITE DE JUROS JÁ!
FIM DA BOLSA BANQUEIRO!