PRIMEIRA REUNIÃO DO COPOM SOB A PRESIDÊNCIA DO INDICADO POR LULA: QUAL VAI SER A DECISÃO SOBRE OS JUROS?

Compartilhe:

Nesta semana, a Diretoria do Banco Central reunida no Comitê de Política Monetária (COPOM) irá decidir sobre a “Taxa Selic”, a taxa de juros básica da economia que determina a remuneração dos rentistas da dívida pública – por meio de mecanismos como a “Bolsa Banqueiro” – e influencia todas as taxas dos empréstimos e financiamentos a pessoas e empresas. Atualmente, a “Taxa Selic” se encontra em 12,25% ao ano, o que significa uma taxa real de juros (acima da inflação) de 7,08% ao ano, o equivalente a QUATRO vezes a taxa vigente nos Estados Unidos, ou quase DEZ vezes a taxa na Zona do Euro, enquanto o Japão pratica juros reais NEGATIVOS há décadas.

Será a primeira reunião do “COPOM” sob a Direção de Gabriel Galípolo, novo Presidente do Banco Central, que já vinha votando para aumentar a taxa de juros, juntamente com o ex-presidente Roberto Campos Neto e com mais 3 indicados por Lula e um por Dilma. Ou seja, já havia maioria (5 entre 9 componentes do COPOM) ligada ao grupo político do atual governo para reduzir os juros. Porém, os juros aumentaram, e podem aumentar mais nesta semana, mesmo com uma maioria ainda mais ampla de diretores indicados pelo atual governo.

A velha desculpa de combate à inflação não cola mais. Conforme temos divulgado em posts anteriores, a inflação brasileira não decorre de uma suposta demanda super-aquecida, mas principalmente por preços administrados pelo próprio governo (como a gasolina), alimentos (devido à priorização da agricultura de exportação) e outros produtos e serviços que também não caem com a alta de juros.

CHEGA DE ENCHER OS BOLSOS DOS RENTISTAS COM JUROS ILEGÍTIMOS !!
APROVAÇÃO JÁ DO PLP 104/2022, QUE ACABA COM A BOLSA BANQUEIRO!!