Retrospectiva 2025: Economistas renomados e respeitados elogiam trabalho da ACD e expõem engrenagens do Sistema da Dívida
Na 7ª live especial pelos 25 anos da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), no dia 22/09, o debate sobre “A atuação nociva do Banco Central e sua relação com o Sistema da Dívida” reuniu economistas e pesquisadores que foram unânimes na crítica à política monetária do Banco Central, apontada como fator de travamento da economia brasileira e de submissão ao rentismo. Todos destacaram a importância do trabalho histórico realizado pela ACD.
O economista Ladislau Dowbor afirmou que a desigualdade estrutural é sustentada por mecanismos institucionais e desmentiu a ideia de que juros altos combatem a inflação. Segundo ele, a elevação da Selic drena investimentos públicos, reduz o consumo e amplia a desigualdade, quando o país precisaria dinamizar a economia.
Miguel Bruno destacou a engrenagem da financeirização e afirmou que o Brasil se tornou um exemplo de captura do Estado pelos interesses das elites rentistas. Ele apontou o declínio da indústria, a concentração de poder nos bancos e a imposição de um modelo que beneficia exclusivamente o rentismo.
Paulo Rubem Santiago abordou a engrenagem política do sistema, criticando a política monetária baseada em expectativas fabricadas pelo mercado financeiro e reproduzidas pela mídia, o que, segundo ele, sustenta uma extorsão continuada das finanças públicas.
Marco Antônio Mitidiero Júnior desmascarou o papel do agronegócio na alta dos alimentos, ressaltando que a inflação não decorre de uma suposta demanda aquecida (que deveria ser combatida por meio de uma alta nos juros), mas de um modelo agroexportador concentrador de riqueza, protegido por privilégios e subsídios.
O mediador João Pacífico ressaltou a relevância da ACD na popularização do debate, enquanto Maria Lucia Fattorelli destacou que o Sistema da Dívida articula juros altos, política monetária nociva, modelo tributário regressivo e privilégios ao agronegócio, funcionando como mecanismo de transferência de recursos públicos ao setor financeiro.
Mais detalhes aqui.
