Reunião do Conselho Político da ACD debate os impactos do Sistema da Dívida e estratégias de mobilização
Nesta quinta-feira (15), foi realizada mais uma importante reunião conjunta do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) com a Frente Parlamentar pelo Limite de Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública. A agenda abordou temas estratégicos diante do agravamento da crise econômica e do aprofundamento do chamado “Sistema da Dívida” no Brasil.
Entre os principais pontos discutidos, esteve a continuidade da política de juros elevados – com a taxa Selic mantida em 14,75% – e seus impactos negativos na economia e nas políticas sociais. Também foi debatido o avanço das greves pelo país, em resposta ao descumprimento de acordos firmados em 2024 com servidores públicos.
A ameaça à democracia, representada pelo possível processo de cassação do deputado Glauber Braga – reconhecido defensor da auditoria da dívida –, gerou forte preocupação entre os participantes, que defenderam ampla mobilização em sua defesa.
Outro destaque foi o fortalecimento da Campanha Nacional por Direitos Sociais, com ênfase na mobilização para o seminário “Estrutura tributária regressiva + R$ 1 trilhão para os juros da dívida”, que ocorrerá em 21/05 na Câmara dos Deputados. Também foi discutido o andamento do PLP 104/2022, que propõe limite legal para os juros no país.
A reunião abordou ainda a questão do planejamento das comemorações dos 25 anos da Auditoria Cidadã da Dívida.
Por fim, foi reforçada a importância do apoio financeiro à ACD, fundamental para garantir a continuidade das ações de formação, denúncia e mobilização.
Novo Curso da ACD
Um dos destaques da reunião foi o novo curso da ACD, cujas inscrições estão abertas até esta sexta-feira (16). Para participar, acesse o site da ACD (saiba mais aqui).
#AuditoriaJá