Tem medo da criminalidade? É porque o dinheiro que falta para a segurança pública sobra para o sistema da dívida
Uma pesquisa do Datafolha, no fim de 2023, mostrou que a violência escalou como preocupação dos brasileiros e lidera o ranking de problemas empatado com a saúde: 17% citaram a insegurança como o maior problema do Brasil.
Segurança pública é um direito da população, garantido pela Constituição Federal de 1988. Como todo direito, necessita de recursos financeiros para que seja ofertado à população, seja para aquisição de veículos, estrutura, recursos para investigação, entre outras necessidades.
Porém, os recursos para a segurança pública no Brasil têm minguado com o tempo. No mesmo ano de 2023, apenas 0.30% do orçamento federal foi gasto com segurança pública no Brasil. Ou seja, para a maior preocupação do brasileiro, há um investimento irrisório, se comparado, por exemplo, com o que é gasto com o sistema da dívida, que consumiu escandalosos 43,23% do orçamento do ano passado, o que representa valores da ordem de R$ 1,89 trilhões.
Por isso, se você deseja direitos sociais como à segurança pública garantidos, precisa conhecer as campanhas da ACD, como a Campanha Nacional por Direitos Sociais e a Campanha É hora de virar o jogo.
Participe!