Trabalhadores da PepsiCo entram em greve contra jornadas exaustivas de trabalho
No último domingo (24), funcionários da PepsiCo, multinacional bilionária dona da Pepsi, Elma Chips e Quaker, iniciaram uma greve histórica no Brasil contra jornadas de trabalho de seis dias consecutivos por semana. Trata-se da primeira paralisação no país contra a escala 6×1 (confira).
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo (STILASP), após tentativas de negociação frustradas sobre a carga horária, a postura inflexível da empresa deixou aos trabalhadores apenas a alternativa da paralisação. O objetivo é combater tanto a escala 6×1 quanto a 6×2, que são prejudiciais à qualidade de vida dos empregados.
A mobilização recebeu apoio de parlamentares como Erika Hilton (PSOL/SP), autora de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca abolir a escala 6×1 no Brasil, e Fernanda Melchionna (PSOL/RS), que também manifestou solidariedade aos grevistas.
A Campanha Nacional por Direitos Sociais, alinhada aos princípios da Constituição Federal, ressalta que é direito de cada cidadão e cidadã deste país ter acesso ao trabalho digno, mas não só isso, é direito também ter acesso à saúde, ao lazer e ao descanso, direitos fundamentais! Acesse aqui e saiba mais.
Entre em contato com a Coordenação ([email protected]) e faça parte desta Campanha.
#DireitosSociaisJá